terça-feira, 28 de junho de 2011

As 10 coisas que aprendi na vida

As 10 coisas que aprendi na vida

Dividir experiências é uma das coisas que torna o ato de escrever interessante. Pensando nisso, e fazendo um balanço sobre o 26 anos que caminho neste mundo procurando fazer a minha história decidi compartilhar aqui algumas das coisas que percebi, aprendi e ainda estou testando.

A vida é uma série de ondas de acontecimentos que banham o nosso dia-a-dia e que por vezes se esforça para lembrar-nos de que a sensação de ter o controle de tudo é uma frágil ilusão.

Vamos às observações que fiz:

1-) Algumas vezes só entendemos o valor de um pensamento, após dizê-lo em voz alta. É verdade o que dizem os místicos, poetas e alguns escritores: As palavras têm poder. Diversas e diversas vezes pensamos algo, e apenas após dizer isso para alguém, ou para si mesmo, mas fazendo com que essa energia vibre em nossos lábios, conseguimos perceber o peso disso e a influência que têm sobre nós.

2-) Verdades Absolutas realmente são bobagens. Existem coisas no qual acreditamos e nos agarramos e pautamos nossa forma de viver. Nada é absoluto. Nem mesmo a fé, nem mesmo o amor. As coisas se modificam conforme envelhecemos, elas amadurecem por si só, ou descobrimos que certas coisas são inúteis e não servem mais. A intensidade das coisas e a necessidade de nossos desejos também mudam conforme o tempo passa e conforme tomamos consciência de quem nós somos.

3-) Nem todas as pessoas do mundo tomam consciência de quem elas são. Não digo que essa consciência seja algo que define quem é um ser humano. Refiro-me mesmo a questão de identificar-se como um agente transformador e que têm impacto na grande obra de Deus. Alguém que nasceu, e têm o poder de construir um mundo. Você descobre que é possível não viver, embora se esteja vivo.

4-) Com 26 anos de idade eu aprendi que quando alguém olha pra você, no fundo dos seus olhos, e diz “seu besta”, seguido de um beijo, isso têm um efeito maior do que um livro inteiro de poesias de amor. Que ser respeitado e continuar sentindo-se amado apesar de todas as suas manias, falta de tempo e maluquices peculiares nos faz acreditar em momentos mágicos novamente, igual quando éramos crianças.

5-) Aprendi também que não é fácil escrever um livro. Aliás, não é fácil escrever qualquer coisa. Embora as palavras tenham sido uma das invenções que possibilitou que pessoas se juntassem e formassem uma sociedade, ela não traduz e nem revela quem é uma pessoa. As palavras não traduzem sentimentos, e são meras ilusionistas, e podem ser usadas para fazer o bem ou o mal.

6-) As pessoas vão te impressionar de tal forma que você ficará arrepiado. Farão coisas que você achará o máximo e de um brilhantismo e humanidade de tirar o fôlego, mas vão também fazer coisas que poderão lhe tirar o fôlego, de tão estúpidas que são, de forma que você poderá virar a noite durante anos perguntando-se porque, sem chegar a uma uma conclusão convincente.

7-) Que bebida alcoólica faz mal a saúde, mas um copo de cerveja com um amigo de verdade faz um bem que nenhum médico poderia receitar. Claro que tudo em exagero pode transformar-se em um problema. Mas perder a linha uma vez ou outra, esquecer o relógio e pedir uma segunda porção de peixe frito ao garçom pode ser a forma mais eficiente aproveitar os pequenos e impagáveis momentos de troca de cumplicidade da vida.

8-) Aprendi que se queremos fazer algo, temos que modificar o mundo para fazê-lo. Temos de fazer de modo que o mundo e a vida percebam que você tem intenções de transformar algo em realidade. Não existem momentos certos ou fase da vida para fazer algo. Ou você faz, ou não fará jamais. O resto é conversa e noites mal dormidas.

9-) Aprendi também que as pessoas não vão sempre compreender você, e você terá de compreende-las por isso, e que nem sempre você compreenderá as pessoas, e não será compreendido por isso. As pessoas são mundos e universos individuais, que desejam por essência estar juntos, mas por causa de uma mania irritante, querem adequar os outros aos seus modos e costumes. Ninguém enxerga a beleza da diversidade entre as pessoas.

10-) Aprendi também que as vezes alguém com mais experiência do que você poderá lhe dar um conselho sobre algo, e que você vai ignorar e descobrir por si só que aquele conselho era verdadeiro e util. Mas estará feliz pela experiência vivida. Certa vez um amigo mais sabido do que eu me disse que quebrar a cara é fundamental na vida. Acho que ele tem razão.

11-) Antes de falar sobre a 11ª coisa que eu aprendi, quero dizer que sei que o título deste texto fala sobre apenas as “10 coisas”, mas também que adicionar faixas adicionais e quebrar as regras de seu próprio texto tornam as coisas mais interessantes.

12-) Aprendi que posso escrever um texto bom e outros 100 textos ruins, mas se eu estiver no caminho que me guia até a realização de um desejo profundo, um sonho, os 100 textos ruins servirão de aprendizado para o único texto bom que posso escrever na vida. Ele será a essência pura extraída de mim mesmo.

13-) Amar sem medo faz o coração sorrir e as coisas terem cores mais vivas. É claro que vamos cair, nos machucar e vamos chorar. Mas neste momento, vamos lembrar e aprender com as crianças, aquelas que ainda são imunes a malicia e maldade do mundo. Basta observar: elas brincam, caem, se machucam, choram quando têm dor, e depois voltam a brincar novamente, sorrindo, pulando e correndo intensamente.

14-) E claro, devo acrescentar aqui que aprendi que tudo o que está neste texto pode estar errado, e amanhã logo cedo, terei de começar a reaprender todas essas coisas.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O melhor que a vida tem.

O melhor que a vida tem.

O melhor que a vida tem é amor com desejo, goiabada com queijo e te acordar com beijo.
Amores e sabores, temas e odores.
O melhor que a vida tem é o sol de cada manhã, a mordida de cada maça e a vontade de viver mais um dia.
Abraços com afagos.
Beijos com língua.
Filhos crescidos, problemas resolvidos e sonhos pra sonhar.
O melhor que a vida tem é uma paisagem vista da janela do trem, e viajar sem destino, é viver sem culpa e saber pedir desculpa.
Almofadas no chão, mortadela com pão e antes de dormir uma pequena oração.
O melhor que a vida tem sempre vem de bandeja, fruta madura no pé, água na cachoeira, poeira de estrada e poder falar besteira.
Deus quando nos criou estava de bom humor, nos colocou num paraíso, nos fez a sua imagem e semelhança, e ainda nos deu um grande amor.
Viver querendo voar, sonhar sem querer acordar e viver como se nunca fosse acabar.
O melhor que ávida tem é como andar de bicicleta sem as mãos sentindo o vento na cara.
Poesia para ler, quadros de Da Vinci para ver e uma vida inteira para viver, mesmo que seja breve.
Amizades verdadeiras, um amor ardoroso e depois de tudo um bom vinho licoroso.
Escrever um bocadinho, fazer faxina na vida e na casa, limpar a sujeira do coração e aspirar o pó da alma.
O melhor que a vida tem com certeza é a liberdade, poder sentir saudade, quando a vida nos dá sobremesa guardamos um pouco pra comer mais tarde.
Um pouco de mato, cheiro de terra molhada e um caminho que leva pra lugar algum é disso de que preciso.
Pegue coisas simples e misture com sua força de lutar pelo melhor e pronto; Você achou o paraíso.
Beleza de dentro para fora, ou beleza de fora para dentro?
O melhor que a vida tem pode ser você mesmo, ser autêntico e não ser apenas mais um na manada.
Quando provamos do fruto da vida, um adeus se torna um até já.
Viver com doçura, amar sem frescura e tratar com ternura.
Sorriso para quem esta ao seu lado, falar um bocado e rir das circunstancias, beber um pouco com bons amigos, levantar a cabeça e enfrentar os perigos.
O melhor que avida tem é animal de estimação, é entrar embaixo do chuveiro e cantar sua canção.
Fotografia, teatro e dança nos ensinam a flutuar.
Enxergar o lado bom das coisas é nosso vestibular, para então aprender voar.
Gemidos e sussurros, toques e olhares, lembranças de outros lugares.
Passados que deixaram saudades, presente a todo vapor e com certeza um futuro promissor.
Feliz inverno para todos, é época dos ipês desabrocharem, é época dos sonhos despertarem.
O capitão que estava no comando do navio, me disse que a noite foi calma e sem tempestades. Ele trouxe novidades do novo mundo, o novo mundo que fica mais para lá.
A musica suave começa a tocar, o novo tempo começou e agora podemos dançar.
O bom amigo preparou um banquete farto, Baco chegou com sua flauta, que rufem os tambores.
Existe uma nevoa no ar, existe algo novo pra começar, todos querem saber e comentar a novidade.
O melhor que a vida tem às vezes é desconhecido, pois não se explica elementos, apesar de saber de sua existência.
Abraços apertados e sorrisos sinceros.
Minha cor não é igual a sua, meu tambor não ressoa como o seu, mas acreditamos no mesmo Deus.
Talvez, saber conviver com diferenças, ser feliz mesmo assim, respeitar opiniões e não julgar pela ignorância é entender o melhor que a vida tem.
E o melhor que a vida tem é que ninguém é igual a ninguém.
Sentimento com emoção, orgasmos com tesão e viver na contra mão.
Para cada dia seu próprio mal, afinal ninguém dá conta de dois dias ao mesmo tempo.
Se molhar de chuva, se queimar com fogo, pisar na terra e sentir a brisa.
O melhor que a vida tem é que não nascemos prisioneiros de nada nem ninguém.
Somos sete bilhões nesse planeta que perante o universo é apenas um grão de areia.
Esquecemo-nos de como tudo é tão breve, esquecemos que não precisamos acumular.
Esquecemo-nos que não precisamos de tanta bagagem, afinal vivemos num mundo que dá voltas e tudo vai e vem.
E quando tudo vai e vem, pode acreditar isso...
...É o melhor que a vida tem.

P.J.S

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Coisas que você não precisa saber.

Coisas que você não precisa saber.

Você não precisa saber exatamente tudo sobre a vida, até porque uma boa parte daquilo que é maravilhoso em nossas vidas, é justamente esse dom de aprender, de descobrir e de mudar em cada esquina.
Você não precisa saber tudo sobre o amor. O amor é misterioso á sua maneira, é complexo, é simples, é maravilhoso, é feio, porém nem sempre é justo.
Existem tipos de amores para todos os tipos de gostos, existem amores mico leão dourado, são aqueles que estão em extinção.
Existem os amores de verão, quando o calor passa e a estação do ano esfria ele esfria junto.
Existe o amor de carnaval, o problema desse tipo de amor é que depois da quarta feira de cinzas a mascara sempre cai.
Existe o amor dos poderes invisíveis, esse é aquele amor no qual você passa a acreditar, no entanto quando resolve se declarar e investir nesse amor, ele ou ela simplesmente desaparece.
Você não precisa entender tudo sobre musica, afinal são poucos aqueles que possuem um Inglês fluente. As maiorias de nós adoraram musicas cantadas em outros idiomas e não fazemos ideia do que diz a letra. Pedimos ajuda as letras traduzidas da internet, que por sinal são péssimas.
Musica, som e instrumentação servem mesmo é para emocionar, curtir abraçado com alguém ou até mesmo para transformar em trilha sonora. Com certeza você já se deparou com isso dezenas de vezes. Uma musica começa a tocar e alguém diz: Olha essa é minha musica, ou essa é a musica que ouvíamos quando namorávamos, ou até mesmo coisas do tipo: Essa musica me lembra disso ou daquilo.
Você não precisa saber tudo sobre etiqueta, mas coloque a mão na boca quando for arrotar, não urine na tampa do vaso, pois uma dama pode precisar sentar ali, caso sua mira não seja muito boa, pelo menos limpe o que fez.
Evite ao máximo limpar o nariz onde outros possam ver, pois isso realmente é muito nojento.
Os gases que seu corpo produz, é consequência do funcionamento do seu organismo, mas entenda que ninguém tem o menor interesse em dividir o cheiro deles com você.
Você não precisa entender as pessoas, o que você precisa de verdade é respeita-las e nunca esperar que elas te entendam. O melhor para toda a humanidade pode simplesmente não ser o melhor para você, acredite ou não, isso é totalmente normal.
Não tente ser normal, pois pessoas normais não existem e aquelas que tentam, geralmente são chatas, mesquinhas, incultas e sofrem da síndrome do meu umbigo, pois tudo delas é mais importante, mais urgente e seus problemas serão sempre os maiores.
Francamente ser normal deve ser um saco.
Você não precisa amar todo mundo, mas procure amar a maioria, pois assim sua vida torna-se mais limpa, até porque odiar pessoas, planejar vinganças e planejar a destruição do mundo deve dar trabalho pra caralho.
Você não precisa saber como será o futuro dos seus filhos, basta apenas saber que eles não são seus.
Eduque, oriente, dê bons exemplos, mas não se iluda imaginando que filhos são investimentos de longo prazo. Pode ser que todos os seus planos para eles escorram pelo ralo. Seus filhos não são uma extensão de você, eles serão aquilo que escolherem ser, e talvez precisem quebrar a cara tanto quanto você quebrou para chegar onde desejam ir.
Você não precisa saber exatamente tudo sobre o lugar para onde vai viajar, o tesão de se viajar esta justamente naquilo que você ainda não viu e ainda não conhece, no fundo é bem parecido com a vida.
Você não precisa entender tudo sobre a pessoa que escolheu para estar ao seu lado, assim como também não precisa daquele velho discurso de que só conhecemos as pessoas sob o mesmo teto e blá, blá, blá e blá, blá, blá.
Conhecer alguém é arriscado, amar alguém é arriscado, viver com alguém é mais arriscado ainda, mas pensando bem, andar nas ruas é arriscado, mas você pode tentar andar por caminhos mais iluminados, e se um dia fazendo sempre o mesmo caminho descobrir que esta no caminho errado, mude de estrada, mude de direção.
Os seres humanos que não precisam arriscar mais nada em suas vidas estão neste momento se decompondo embaixo da terra.
Você não precisa saber tudo sobre politica, mas faça um esforço para conhecer melhor seu candidato e saber se ele não é apenas mais um canalha da banda podre.
Isso nem sempre é fácil, os caras se apresentam com seu melhor terno, seu melhor discurso e seu melhor sorriso, mas acredite esse esforço é nossa responsabilidade, pois apenas reclamar e queimar pneus e ônibus esta ficando fora de moda.
Você não precisa entender tudo sobre vida saudável, mas cuide-se. Tome cálcio, exercite-se, coma direito, beba menos e largue o cigarro, mas nunca se esqueça de que existe uma linha tênue entre se cuidar e achar que sua bunda ou o seu bíceps é o centro do universo.
Você não precisa entender nada sobre pilotagem, mas tenha bom senso ao dirigir, pois aquele monte de lata que você financiou em quarenta parcelas pode te matar e matar alguém. Lembre-se não sou eu quem diz isso, mas as pesquisas oficiais. Setenta e cinco por cento dos acidentes de trânsitos são causados por irresponsabilidade dos condutores.
Entenda finalmente que não saber algo, nunca nos exclui da possibilidade de aprendê-lo.
Nessa curta passagem por essa aventura chamada vida, podemos viver de maneira mais simples e viajarmos mais leves, quando temos mais cabeças que pensam do que bocas que falam, podemos experimentar o melhor do conhecer com mais ouvidos que ouçam do que com línguas que se soltam.
Podemos com pequenas atitudes fazer grandes mudanças.
Pilote sua própria vida, pois ninguém o fará por você, e caso você encontre alguém que faça, desconfie imediatamente.
O grande barato da vida é saber que nunca saberemos tudo, porém é através daquilo que aprendemos e descobrimos que entendemos que sempre existe algo pelo qual se vale a pena lutar e viver.

P.J.S.