quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O suspiro de um homem

Recomendo ao caro(a) leitor(a) a leitura deste texto ao som de Moonlight Sonata de Beethoven, que pode ser apreciado neste link http://www.youtube.com/watch?v=vQVeaIHWWck. Escrever ao som desta obra prima foi uma experiência extraordinária!

A vida de um homem é um suspiro de amor!
Pois o que é a vida, se não um suspiro perante a eternidade que nos ri a grande com seus mistérios escondidos na noite?
Resta a ao homem apenas amar. E suspirar.

Um homem suspira quando ama o seu caminho. Quando caminhando encontra as batalhas que sempre sonhou lutar, e deitado a noite em sua tenda lembra-se com orgulho das suas vitórias, de suas decisões acertadas e de suas conquistas durante o seu percurso. E não com menos orgulho, lembra-se também de suas derrotas, decisões erradas, dos escorregões e tombos durante o ato de caminhar. Tudo o que viveu, sejam vitórias e derrotas, compõe uma grande história em movimento. E é assim que a história das coisas e das pessoas é escrita.

Um homem suspira quando ama sua família. Quando se lembra do seu pai ou da sua mãe, e que, de uma forma ou de outra, está neste mundo por conta deles. Muitas são as histórias entre pais e filhos, e muitas são as situações também, porém, fico imaginando que não importa qual a ocasião, o amor sempre aparece em uma de suas mil formas de ser, e nem sempre apontado para onde imaginávamos. Pais, irmãos e esposa. Todos, de certa forma, carregam um pedaço que forma um todo.

Um homem suspira quando ama seus amigos, afinal, eles são a família que escolheu pelo mundo. Quando se lembra das situações engraçadas, das tensas, das tediosas, nas jornadas de conhecimento, das dificuldades, das bebedeiras, das mentiras, dos desentendimentos e das reconciliações e dos tantos outros infindáveis momentos juntos. Quando se lembra de que, durante o caminho, misturaram lágrimas, sorrisos, suor e em algumas vezes até o próprio sangue, tudo para manter a grandeza de uma irmandade. A poesia de uma amizade se faz quando um apóia o caminho do outro, sem abandonar o próprio caminho.

Um homem suspira quando ama uma mulher. Quando fica ansioso para vê-la ao fim de mais um dia, ou faz planos para subornar o tempo e a distância para deixá-lo mais próximo dela. Quando tudo o que precisa ouvir é o som da sua voz para lhe dar a energia e a fé necessárias para erguer-se em combate por mais um dia. Quando olha em seus olhos e sente confiança de compartilhar seus temores. Quando entende que alguém terá o carinho e a atenção de cuidar de suas feridas quando cair em combate, e ajudará a levantá-lo. Quando se lembra da alegria de saber que tem alguém com quem compartilhar a sua história neste mundo.

Um homem suspira quando percebe que sua existência faz com que ele ame a vida, e mesmo com a certeza de que sua passagem neste mundo será como o rastro de uma sombra nas areias do deserto, ele caminha, luta e vive como um verdadeiro imortal, um pequeno deus criando novos mundos dentro das limitações de sua própria imperfeição. Um homem que ama, suspira, e seu suspiro escreve nas estrelas a história de um novo mundo. Eternamente.

Um comentário:

Paulo Joaquim disse...

Clap, Clap, Clap, Clap, e mais uma salva se palmas.