sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Amigos para sempre

Amigos para sempre


Olá meu bom amigo.
Sei que você faleceu na noite passada.
Resolvi escrever assim mesmo, pois sei que de alguma forma você vai ler este texto.
No momento em que fiquei sabendo de sua partida, as lágrimas brotaram em minha face, e é chorando que lhe escrevo este texto.
Meu bom amigo, tomei a liberdade de escrever este texto em um lugar publico, sei que algumas pessoas vão ler isso. Peço que entenda a minha necessidade de mostrar um pouco de você para o mundo.
Pessoas iguais a você são tão raras, que o resto do mundo precisa saber que sujeitos iguais a você existiram.
O dia em que te conheci, só pude prestar atenção ao seu sorriso, pois de cada dez vezes que te vi, onze delas você estava sorrindo. Foi com você que aprendi o poder deste antídoto chamado sorriso.
Nesse últimos onze anos, fomos os melhores amigos que a amizade pode criar.
Me inspirei na maneira como você criava seu filho, amava sua mulher e lidava com o mundo e com as pessoas.
Você me fez pensar no significado, da Palavra “ Amigo “
Você me ensinou que a verdadeira amizade é de graça, não tem taxas e nem impostos.
A amizade não pode ter barreiras, pois se tiver, é porque não é amizade.
Algumas pessoas transformam amizade em imposição.
Você não pode ser meu amigo, pois não faz parte de minha turma ou não freqüenta os mesmos lugares que eu.
Você não pode ser meu amigo, pois é amigo de fulanos, beltranos e sicranos que eu não gosto.
Você não pode ser meu amigo, por essa ou aquela condição.
Quanta estupidez, pois a amizade nada tem a ver com essa babaquice humana.
A amizade é muito mais sublime e bela, do que nossos desejos mesquinhos, ela é maior do que aquilo que eu e você queremos. Até porque para sermos amigos, bom mesmo é não querer nada.
Você meu amigo, me disse certa vez, que apenas nós e apenas nós, somos responsáveis pelos amigos que temos.
Quando eu lhe falava de alguém em particular, você me dirigia seu sorriso, e é claro seu sorriso era capaz de enternecer um exercito pronto para atacar.
No fundo hoje entendo, que aquele sorriso queria me dizer: Você pode escolher seus amigos, mas não procure perfeição neles, pois isso não existe. Seus amigos como você, são apenas humanos. Eles vão te magoar de vez em quando.
Procure amigos que iriam te visitar no hospital, procure amigos que mesmo sabendo que você tem um câncer devastador, olham em seus olhos e te dizem: Vai ficar tudo bem.
Não procure amigos para baladas, cervejas, fofocas e conversas vazias. Pois esses amigos não precisamos procurar, tem um monte deles por ai.
É claro que rir e beber com os amigos é bom, mas procure nos seus amigos fidelidade, pois é isso que define se esta amizade é verdadeira ou não.
Você meu bom amigo, mesmo deitado naquela cama, me ensinou coisas que jamais esquecerei.
O câncer te levou, mas o câncer era apenas o câncer. Você não, você era uma montanha, um gigante que em todos os momentos foi mais forte do que ele.
Meu bom amigo, eu vou te guardar no coração. Assim como guardo todos aqueles que já se foram.
Nossas conversas, suas lições de vida, seu bom humor, sua maneira de estar sempre disposto a ajudar quem quer que fosse, a garra com a qual você viveu e se tornou imortal para todos nós.
Digo imortal pois te amarei até o ultimo dia de minha vida.
Contarei suas historias para outros que virão.
Seu filho saberá o homem maravilhoso que o pai dele era, e é em nossos corações.
A amizade não precisa de desconfianças, eu não preciso dizer a você de quem você deve ser amigo, pois isso a própria amizade ensina.
Essas são suas palavras, meu bom amigo. E é com elas que faço esta homenagem a você.
Sei que você esta bem.
Você fez coisas fantásticas aqui na terra, ajudou centenas de pessoas, algumas delas até mesmo sem saber quem eram. Você não sabia quem eram essas pessoas, porque seu coração nunca fez esse tipo de pergunta, seu coração não precisava dessas coisas.
Seu coração ficava feliz apenas em saber que podia ajudar.
Eu não vou ao seu velório, não ficarei de luto e não vou chorar mais.
Tudo que você representou e representa, ficará guardado aqui comigo em meu peito.
Não vou mais chorar, pois você era o homem que todos viam sorrindo.
Vou fazer novos amigos, como você me ensinou.
As vezes muito preocupado, com isso ou aquilo eu seguia concentrado, trabalhando fazendo e tentando deixar a vida e as coisas em ordem. Todas as vezes que nos encontrávamos você me perguntava: Você já deu uma boa gargalhada hoje ?
Prometo meu bom amigo, transformar minha vida em uma gargalhada sem fim, em sua homenagem.
Ser amigo é não ter medo de dizer, você esta errado.
Ser amigo é simplesmente ouvir, quando o outro tem um milhão de coisas para falar, mas caso o outro não saiba como dizer. Ser amigo também é ter paciência para esperar que ele achar as palavras.
Ser amigo é não criticar os amigos dos outros, pois se podemos livremente escolher nossos amigos, aqueles que os criticam, não são melhores do que eles.
Ser amigo é estar sempre por perto, pois nunca sabemos quando nossos bons amigos vão precisar de nós.
Ser amigo é ter sempre uma palavra consoladora, caso não tenha palavras, de um lindo sorriso. Um bom amigo meu, provou que isso funciona muito bem.
Seu trabalho aqui terminou.
Mas terminou, porque Deus é um caça-talentos e tem trabalho para você ai em cima.
Sorte dele, pois caso ele esteja criando algum outro planeta, poderá iluminá-lo apenas com a luz linda que emana de você.
Fique em paz, meu bom amigo.
Sua esposa, seu filho, seus familiares e todos nós seus amigos, estamos orgulhosos de tudo que você foi, de tudo que você é e de tudo que você sempre será.
Continue cuidando de todos aqui em baixo como sempre fez, pois é triste saber que você não esta mais entre nós, mas é muito bom saber que agora você olha por todos daí de cima.
Um dia desses vou até seu túmulo, sei que ali estarão apenas ossos, terra e ervas daninhas. Mas farei uma oração e invocarei seu nome.
Farei uma homenagem para você, sei que de algum modo você vai me escutar.
Bateremos um longo papo e daremos gostosas risadas juntos, lhe contarei as novidades.
Afinal.
Somos “ Amigos “ para sempre.

P.J.S

Nenhum comentário: