quarta-feira, 14 de julho de 2010

Apenas estar vivo não basta

Apenas estar vivo naõ basta


Não bastava estar vivo, era preciso sentir o vento soprando em meus cabelos e sentir o cheiro de coisas boas no ar.
Não bastava estar vivo, era preciso roubar um beijo e descobrir o quanto esse crime compensa.
Não bastava estar vivo, era preciso entrar embaixo de uma cachoeira e deixar a água correr pelo corpo, como se lavar a alma fosse algo urgente.
Não bastava estar vivo, era preciso ver o olhar dela mais uma vez, ver seu sorriso, sentir sua boca, dançar colado ao seu corpo e sussurrar em seu ouvido o quanto a amo.
Não bastava estar vivo, era preciso chorar por todos que já partiram e sentir o desejo de fazer mais, justamente por termos ganhado a dádiva de ficar mais um pouco.
Não bastava estar vivo, era preciso esperar a noite chegar para assim sonhar sonhos proibidos, e nos sonhos dar vida a todos os desejos inconfessáveis.
Não bastava estar vivo, era preciso se apressar, pois sabemos que momentos bons e de loucura têm prazo de validade.
Não bastava estar vivo, era preciso caminhar pela chuva, era preciso contemplar as nuvens e depois de cansado começar contar as estrelas.
Não bastava estar vivo, era preciso cantar uma canção, era preciso dançar com o coração, era preciso roubar as chaves da prisão e depois deixar todos livres então.
Não bastava estar vivo, era preciso saber por onde começar, era preciso escrever um roteiro só para desobedecê-lo depois, afinal como é bom quebrar todas as regras de vez em quando.
Não bastava estar vivo, era preciso ficar cego, pois existem coisas que sentimos melhor quando estamos de olhos bem fechados.
Não bastava estar perto, era preciso estar perto o bastante e ter a certeza de jamais ficar distante.
Não bastava estar vivo, era preciso voar mais alto, era preciso contar historias em volta de uma fogueira e antes de dormir desejar boa noite para a lua. Acredite, de tanto fazer isso uma hora dessas a lua acaba sorrindo pra você.
Não bastava pensar no passado, era preciso cuspi-lo, chorá-lo, limpa-lo e depois acariciá-lo dizendo - Obrigado você me ensinou muito, mas não vou mais usá-lo.
Não bastava saber toda a verdade sobre o mundo, era preciso entender que para alguns nem mesmo toda a verdade do mundo se faz suficiente.
Não bastava viver, era preciso entender e sentir seu sabor.
Vida tem gosto de beijo estalado, de banana com açúcar, derrete na boca igual a algodão doce e tem cheiro de caramelo.
Em alguns casos, pode ter cheiro de despedida, cheiro de tristeza e um sorriso amarelo.
Esse negócio de vida é cheio de “Esta tudo bem” Aquele esta tudo bem que não convence ninguém.
Não bastava estar vivo, era preciso caminhar a sós pela rua e descobrir o gosto que a solidão tem, era preciso olhar para os lados e ver todos em seus mundos particulares sentindo o mesmo gosto também.
Não bastava viver, era preciso frases pobres de efeito do tipo: Agente vai levando, a vida é assim mesmo, eu nasci assim, vou esquecer todo o resto e me dedicar a minha carreira e todo esse monte de besteiras que as pessoas usam para preencherem seus vazios e se obrigar a viver a vida que não desejaram e muito menos sonharam.
Não bastava estar vivo, era preciso observar o céu se abrir depois de um dia de chuva e descobrir que tipo de pacto o arco-íris tinha com a terra.
Não bastava ver sorrisos, era preciso sorrir também.
Ir embora sem dizer adeus.
Chorar sem fazer barulho.
Rezar sem fazer pedidos.
Ajudar sem querer ajuda.
Beijar sem um pingo de pudor e depois de tudo fazer amor.
Não bastava estar vivo, era preciso saber viver. Se pelo menos a vida viesse com um manual de usuário e dez anos de garantia de fabrica.
Não bastava fazer as pazes, era preciso uma dança especial para dançar e um ótimo vinho para acompanhar.
Não bastava sentir todos os medos. A agonia só passou depois que um anjo me contou todos os seus segredos.
Não bastava estar vivo, era preciso ficar mudo para a razão e deixar o corpo ser comandado pelo coração, depois desse suicídio só nos resta aproveitar toda a emoção ou viver com a decepção.
Não bastava tentar, era preciso tentar ao Máximo, até porque em alguns casos uma nova tentativa é o que falta para que algo de certo.
Não bastava estar vivo, era preciso um domingo inteiro para dormir até mais tarde, era preciso abrir a janela e deixar a luz entrar.
Apenas uma canção não basta, quando temos todas as canções do mundo a nossa disposição.
Cantar para todas as platéias.
Reciclar todo o lixo.
Visitar lugares.
Conhecer pessoas.
Fazer desenhos na parede com as sombras de suas mãos.
Trabalhar com um sorriso no rosto.
Contar seus segredos a alguém.
A verdade é que não bastava estar vivo, era preciso trocar de pele e se renovar.
Nunca basta uma vida nova, é preciso uma vida nova que seja boa.
Depois de tudo.
Vamos chorar.
Vamos nos apaixonar.
Vamos gozar.
Vamos sofrer.
Vamos pagar contas.
Vamos criar filhos.
Vamos aprender mais algumas coisas.
Em alguns casos o tempo será seu aliado, em outros seu inimigo.
Não bastava estar vivo, era preciso saber o futuro. Pois somos todos assim, não temos competência nem mesmo para viver o presente, mas adoramos fingir que sabemos o que nos espera amanhã.
Um sentimento jogado no vento.
Uma vida não vivida, uma escolha que não foi feita, a profissão que você não queria, um beijo que você não deu, um lugar que você não conheceu ou aquele instrumento que você não aprendeu a tocar. Tudo isso no final da vida pode virar um Best Seller:
“ O grande sabor perdido das coisas que não fiz e não vivi “
Não bastava estar vivo, era preciso abrir as cortinas e fazer o seu grande espetáculo de improviso pois a vida nunca vai te deixar tempo para ensaiar.
Os textos nunca estão prontos, as falas nunca estão decoradas e a platéia pode te fazer corar e gaguejar.
Mas caso seja um bom comediante.
Caso saiba rir de si mesmo.
Caso seus olhos brilhem e sua alma emane paz, você vai arrancar alguns aplausos.
Receita básica de olhos que brilham.
1- Pegue sua vida e mexa bem, até que caia tudo que não serve.
2- Adicione tesão pela vida.
3- As pessoas com esse tipo de olhar, não são perfeitas, justamente por isso vão mais tempo ao forno.
4- As pessoas com esse tipo de olhar, não são ricas e muito menos conquistaram tudo aquilo que desejam, elas são assim porque gostam da vida, elas sabem que a vida é feita de uma serie de tentativas e erros.
5- Misture dois olhos grandes, pois acreditem pessoas assim quando estão com a boca ocupada conseguem rir com os olhos. É um negócio absurdamente lindo de se ver.
6- Nunca tente dar aulas sobre o quanto as pessoas são más, enganam e mentem. As pessoas de olhos brilhantes mesmo com seu jeito simples e quase tolo, sabem disso melhor do que você, e é justamente por isso que resolveram ser assim.
A palavra “ Resolveram “ esta correta não precisa se questionar. Acredite você ou não somos aquilo que resolvemos ser, vivemos o momento que resolvemos viver, recebemos aquilo que estamos dispostos a dar e sua vida fantástica ou que você empurra com a barriga é problema seu.
7- Nunca mexa muito a receita, pessoas com olhos brilhantes não gostam de serem manipuladas, não gostam de muita embromação elas são adeptas do aqui - agora.
Não bastava estar vivo, era preciso esquecer esta receita, pois talvez ela nunca funcione para você.
Talvez você saiba do que falo, talvez não faça a menor idéia ou talvez simplesmente leia e esqueça.
Mas lembre-se pelo menos disso: Não basta estar vivo, é preciso viver de verdade de um jeito que é só seu, com sonhos que são só seus. Não deixe que destruam isso em você. Vá em busca do que deseja, abandone velhos hábitos, trilhe novos caminhos, se desapegue daquilo que não é útil e finalmente seja apenas você mesmo(a).
Fique tranqüilo(a) quanto aos resultados, alguns vão te amar e outros vão te odiar e acredite vai ser sempre assim, mas quando seus olhos começarem a brilhar eu prometo que o numero daqueles que te amam será muito maior.
Não bastava estar vivo, era preciso te dizer que seja lá quem é você eu sou teu irmão e justamente por isso já te amo, seja você meu irmão ou minha irmã.
Do resto sabemos que não basta estar vivo, e por isso continua em vigência nosso contrato.
Do amanhã não sabemos nada também, mas acredite deixe seu olho brilhar que tudo ficará bem.
Eu do lado de cá continuo escrevendo, você do lado de lá continua lendo.
Amanhã o sol vai nascer, talvez a chuva caia a tarde, a noite as estrelas vão aparecer no céu. Os sonhos vão chegar, as oportunidades vão aparecer.
E eu é claro estarei aqui torcendo por você.
A vida não se trata de bem ou mal.
Se trata de fazermos o caminho com coragem até o final.
Afinal de contas, não basta estar vivo...


P.J.S

5 comentários:

Stive disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A vida não se trata de bem ou mal.
Se trata de fazermos o caminho com coragem até o final....
É isso...e o caminho não importa, o que importa realmente é pra onde ele nos levará! não é?
Afinal de contas...não basta realmente estar vivo, e sim, fazer, ser, acontecer....chegar lá!
Enquanto uns se debatem em questões do tipo " quem sou, pra onde vou e como vou...", legal seria apenas deixar fluir...sentir os sinais que a vida nos proporciona todos os dias, a cada momento...e a partir daí sim, saberiam que "basta estar vivo..." para ser feliz!

Parabéns pelo Blog à vcs dois....tenho lido frequentemente...estarei sempre visitando, ok?
Bj
Claudia

Anônimo disse...

um texto que não consegui parar de ler...lindo!
Bjo

Fran disse...

Oi, querido... seu texto é perfeito... talvez a rotina, os problemas, a correria fazem a gente esquecer de viver... a gente esquece do 'o brilho nos olhos', de levantar com entusiasmo pro trabalho, esquece de 'dar vida a nossa casa' e deixa adormecida a alegria de estar aqui.. o problema é que quando a gente se dá conta vê que o tempo passou rápido demais... Continue escrevendo... são textos como esse que nos levantam... nos dá um 'empurrãozinho pra vida'... bjs

Stive disse...

ótimo texto Paulão !!
Abração meu irmão