terça-feira, 20 de julho de 2010

As cartas que não foram lidas - IV

As cartas que não foram lidas IV


O vento sopra com força.
Você me diz que logo a chuva chegará.
Você entra e prepara um chá, enquanto eu coloco Tristão em segurança.
Tristão é sem duvida o cachorro mais esperto que conheço, é claro que também é o mais folgado.
Estamos juntos depois de anos de separação.
Não fazemos esforço algum, nosso amor é fácil, é simples e em alguns momentos nos comunicamos apenas com um olhar.
A chuva chegou.
Você se aninha em meu peito, enquanto afago seus cabelos.
Nossa pequena lareira esta acesa e observamos as labaredas dançarem.
A paz, a velha e boa paz que tanto procuramos toma conta de tudo.
Os dias se passam como se fossem um rio calmo, sem alardes, sem pressa e isso para mim é bom, afinal do seu lado a pressa é algo que não existe.
Enquanto fazemos amor os relâmpagos rasgam o céu lá fora.
Conto-lhe todas as minhas historias, falo sobre os lugares, as pessoas e sobre minhas experiências com elas.
Digo que existem planícies e paisagem inacreditáveis por ai, falo sobre a natureza que vi, as cachoeiras onde me banhei e sobre as coisas diferentes que comi.
Enquanto falo dessas coisas você apenas me olha e sorri. Você sabe que sou apenas um menino bobo contando as novidades.
Você nasceu e cresceu aqui, mas as vezes tenho a impressão de que conhece mais coisas do que eu. Talvez seja porque o conhecimento de mulheres como você não estão naquilo que vêm mas sim naquilo que vivem.
Sua barriga já se faz notar.
Será uma menina - Disse a velha benzedeira.
Eu tento ouvir ela se mexer.
Farei uma grande festa, com fogueiras altas e um bom vinho para dar as boas vindas a ela.
Sinto o cheiro de uma nova estação no ar, as folhas vão cair, e quando cair a ultima folha um novo ciclo se inicia.
Estou preparando uma tiara de flores para enfeitar seus cabelos, você chega da vila dos comerciantes de tecidos com um embrulho nos braços, eu sei do que se trata mas não quero estragar seu momento.
No dia seguinte posso contemplar o que havia no embrulho, posso ver também que você fez questão de usar a tiara florida que fiz para você.
Seu vestido é maravilhoso.
Nossos amigos nos olham com admiração.
Eu te olho com mais admiração ainda, você esta simplesmente linda.
As estações mudaram e as flores voltaram a desabrochar no campo, nosso casamento acontece com cheiro de jasmins, Hortênsias e calendulas.
Você gosta do meu jeito de olhar e eu amo seu sorriso, é claro que fomos feitos um para o outro.
Nossa festa de casamento é linda, o som das gaitas de fole, nossos amigos dançando em volta de uma fogueira gigante, as crianças correndo de um lado para o outro e o nosso melhor presente de casamento a lua mais linda e brilhante que já vi.
Sei que a lua é sempre bela e brilhante, mas sei também que quando estamos com nossa alma lavada e com um sorriso no rosto, tudo se torna mais belo.
Observo você dançando.
É como se existisse um pacto entre você e a mãe natureza, pois todas as árvores, todos os arbustos e tudo que é noturno e misterioso dança com você.
É um tipo de beleza, de bruxaria e de leveza que pertence apenas as mulheres, observo seu ventre, você carrega nele nosso sonho mais bonito.
Tristão pula para todos os lados e uiva para lua, parece mesmo saber o que esta acontecendo, e talvez saiba, existe mais inteligência nas criaturas de Deus do que podemos supor.
Decorei nossa casa com as flores que você mais gosta, colhi frutas frescas e te acordei com um beijo.
Não pertencemos um ao outro, pois o ser humano é livre antes mesmo de pisar nesta boa terra.
Mas estamos ligados um ao outro de uma maneira mágica, você é minha mulher e eu sou seu homem.
Somos sol e lua em dia de eclipse.
Contaremos historias, dividiremos nossa comida, colherei flores para você, você me fará carinho de um jeito que é só seu, riremos juntos, choraremos juntos e brigaremos juntos só para fazer as pazes depois.
Estou inquieto.
A chuva me deixou encharcado, a casa esta fechada. Lá dentro algumas mulheres cuidam de você, eu não sei como você esta, cada minuto me parece uma eternidade.
Ouço gritos de dor.
Minutos depois ouço um choro de criança.
A velha e sábia benzedeira sai e senta-se ao meu lado.
Me olha no fundo dos olhos e sorri.
- Sua filha é linda. - Ela me diz.
Eu sorrio também e respiro aliviado.
Seu semblante esta cansado, o suor corre pela sua face, mas seu sorriso em minha direção é calmante.
Deitada em seu peito esta uma pequena criatura.
Me aproximo com receio, esse momento parece que invoca algo sagrado, uma vida veio ao mundo e libertou de seu pulmão o primeiro choro, lágrimas brotam de meus olhos, você me aninha em seu peito. Esse momento comprova apenas aquilo que já sei, nossas vidas estão mudadas para sempre.
Meus olhos cruzam com aquela pequena criaturinha, seu rosto é frágil, sua boca é pequena e suas mãos estão fechadas.
Passo a mão pelos seus cabelinhos ralos, sinto seu cheiro como um homem que descobriu uma nova espécie.
Pego meu pequeno milagre nos braços, sinto seu pequeno corpinho junto ao meu.
- Minha filha, nosso pequeno sonho.
A tempestade lá fora se transforma num pequeno chuvisqueiro.
Minha linda mulher continua a sorrir.
Eu apenas um tolo espectador desse milagre continuo a chorar.
Abro a janela para que possamos respirar ar fresco.
O chuvisqueiro passou, as nuvens se dissipam, o céu esta azul novamente.
Os pássaros começam a cantar em homenagem a minha pequena princesa. Ao longe posso ver um arco-íris.
Minha mulher estende sua mão e pede ajuda para levantar, vou até ela e caminhamos com cuidado até a pequena janela.
Em poucas horas o sol majestoso se esconderá no horizonte.
Nós ficaremos aqui e contemplaremos a chegada da noite.
Deixamos o tempo passar, nos beijamos e beijamos nosso pequeno anjo.
Olho fundo nos olhos de minha mulher, ela me retribui com um sorriso.
Olhamos para nossa filha.
Minha mulher passa a mão em meu rosto e seca minhas lágrimas, eu afago seus cabelos e uma voz sussurra em meu ouvido:
-Essa é sua família.
Enquanto eu sussurro comigo mesmo:
- Amém.


Musica sugerida para leitura - “ AVATAR “ - ERA


P.J.S

2 comentários:

L. Damasio disse...

Isso é verdadeiramente uma oração com a voz do amor. Um conto para ler ao som da música, e com os dois joelhos no chão. Fantástico.

Um grande abraço, meu grande irmão!

Stive disse...

Eeeee...... meu caro Paulo, logo hj que eu não estou em um dia muito eu fui ler esse seu texto, vc tem o dom de me fazer compreernder como a vida pode ser bela com as pequenas coisas, que estão ao nosso redor e nós por um motivo ou outro não enchergamos, obrigado meu irmão e parabéns por esse texto lindo