segunda-feira, 18 de abril de 2011

Milagres

Milagres.

O que é um milagre para você?
Qual é o tamanho das coisas que consideramos um milagre?
É claro que quando falamos em milagres nos lembramos da historia do mestre Jesus.
Mas não é sobre esses milagres que desejo escrever.
Pois não podemos caminhar sobre as aguas, ou mesmo ressuscitar mortos.
Eu falo dos milagres que podemos ver e fazer em nosso dia a dia.
Eu falo de alguns milagres, que de tão sutis e sagrados quase não percebemos ser um milagre.
Falo de amor, falo de pessoas que se amam ao ponto de olharem um para o outro com admiração, falo de um tipo de amor que quando não esta por perto chega a doer.
Aquele amor de cuidado, de carinho e proteção sem o qual não saberíamos como seriam nossas vidas.
Isso é um milagre.
O sorriso de uma criança.
Essa criança que ainda no colo, que ainda sem conhecer o mundo e suas malicias e desvios, sorri. Sorri de uma forma tão sincera que é impossível não ser contagiado e sorrir também.
Isso é um milagre.
Falo da amizade, não amizade de conveniências, mas da amizade da mão no ombro, pois não importa qual grave seja seu problema ou sua angustia. Já reparou que algumas pessoas possuem esse dom?
Elas colocam as mãos em seus ombros, te olham nos olhos e dizem: Vai ficar tudo bem, e por aquele momento realmente fica tudo bem.
Pessoas com olhos sinceros, e que nos transmitem essa paz são um milagre.
Falo do casal de velhinhos que andam de mãos dadas pelas calçadas.
Quando vemos esse casal, não estamos vendo apenas duas pessoas, estamos vendo duas historias que começaram provavelmente décadas atrás.
Estamos vendo duas almas que se encontraram e resolveram trilhar a aventura da vida juntos.
Estamos vendo problemas superados, dificuldades vencidas e diferenças resolvidas, estamos vendo acima de tudo um milagre. Um milagre que diz que para a vida e para o amor não existem receitas prontas, mas que é possível viver e amar assim mesmo.
É inevitável não se sentir bem quando recebemos um bom dia sincero de alguém que nem mesmo conhecemos.
É inevitável não sorri para alguém, quando esse alguém sorri para nós.
Lembro-me agora do excelente texto de Antoine de Saint Exupéry, a grande maioria de nós o conhece apenas como o escritor de - O pequeno príncipe.
Porém existem dezenas de outros escritos, contos e novelas deste fantástico escritor que é desconhecido do grande publico.
Uma de suas historias maravilhosas chama-se: O Sorriso.
Ele conta que como piloto de guerra, foi capturado e aprisionado pelo inimigo.
Baseado no tratamento que havia recebido de seus algozes e nos olhares desdenhosos que lhe lançavam, ele não tinha duvida de que seria morto.
Naquele momento nervoso, procurou em seus bolsos algum cigarro que houvesse escapado à revista dos guardas. Encontrou um, mas não tinha fósforos.
Olhou para fora de sua cela e chamou seu carcereiro:
- Ei, Aqui, por favor, você tem fogo?
O carcereiro lhe olhou como se olha uma coisa qualquer, afinal não perdemos nosso tempo com aquilo que não nos interessa, principalmente com alguém que a guerra e as circunstancias dizem que é seu inimigo.
O carcereiro sacudiu os ombros e se aproximou de sua cela, tirou uma caixa de fósforos do bolso e se preparou para acender seu cigarro.
Gosto desta parte do texto e de como Antoine de Saint Exupéry a descreve:
- Naquele momento inadvertidamente nossos olhares se encontraram, foi como se uma faísca pulasse por entre as grades e tocasse em algo no coração e na alma naquele homem.
Sei que ele estava ali para cumprir o seu papel. Sei que ele não desejava aquele contato, mas por um desses motivos que nunca saberemos explicar – Eu sorri, sei que ele não queria, mas meu sorriso saltou por entre as grades e gerou um sorriso em seus lábios também.
Ele acendeu meu cigarro, mas permaneceu ali, olhando-me diretamente nos olhos e continuando a sorrir. Continuei sorrindo para ele, agora consciente da pessoa e não mais do carcereiro.
Seu olhar para mim também havia mudado.
- Você tem filhos? Ele perguntou.
- Sim, sim, aqui, tirei minha carteira e lhe mostrei as fotos de minha família.
- Ele também me mostrou as fotos de seus filhos, e me falou dos seus planos para eles. Meus olhos se encheram de lagrimas, eu disse que temia não ver mais minha família, nunca ter a chance de vê-los crescer – Lagrimas também afloraram de seus olhos.
Der repente, sem qualquer outra palavra ele destrancou minha cela e silenciosamente me conduziu para fora, uma vez fora da prisão conduziu-me silenciosamente por estradas secundarias para fora da cidade.
Lá nos limites da cidade ele me libertou, e sem nenhuma outra palavra voltou em direção à cidade.
Minha vida foi salva por um sorriso. Sim o sorriso, a conexão verdadeira e espontânea e natural entre as pessoas. Conto essa historia porque aprendi com ela.
Realmente acredito que se nós nos reconhecermos como pessoas, desconsiderando nossos títulos, cargos e status, não teríamos inimigos, não poderíamos ter ódio, inveja ou medo.
A história, de Antoine de Saint Exupéry, fala daquele momento magico que duas almas se reconhecem. Um sorriso genuíno dirigido á outra pessoa diz um bocado de coisas.
Diz: eu o aceito como você é de maneira incondicional, quando você sorri para outra pessoa ela se sente valiosa, importante e digna. Sente-se melhor em relação a si mesma.
E o que custa a você? É um simples sorriso, uma expressão de autentica cordialidade.
“O riso é a menor distancia entre duas pessoas” – (Victor Bosch).
Acredite o sorriso, a educação, um olhar sincero, um coração aberto e o desejo de ser sempre melhor e feliz também são uma espécie de Milagre.
Faça o seu milagre para alguém hoje, e caso perceba que um milagre esta acontecendo para você, agradeça e se deixe envolver por ele. Pois os milagres dos quais falo, são simples...
...Mas não acontecem todos os dias.

P.J.S.

3 comentários:

leonice araujo disse...

Um belo sorriso realmente pode fazer milagres.Leonice Araújo

Janise disse...

como já dizia Martin Luther King
"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios."
E como é bom ter pessoas que são um milagre, que nos dão a mão quando caímos no egoísmo, nos dão direção quando não enxergamos sozinhos as coisas realmente importântes da vida..

Mais um lindo texto, parabéns!!!

Unknown disse...

Milagre hj em dia é encontrar pessoas verdadeiras pra fazer parte da nossa vida.
Lindo o texto.
Abraços (: