quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aprendizado, Futuro e Coisas de Deus... (Ou não).

Aprendizado, Futuro e Coisas de Deus... (Ou não).

O que você aprendeu hoje na escola da vida?
Quais são os momentos em que você usa o que aprendeu no passado, para viver melhor o presente ou planejar melhor o futuro?
Quando sabemos que alguém errou, e principalmente quando esse alguém é jovem, sempre existirá outro alguém pronto para dizer:
Aquele fulano ou aquela fulana, ainda tem muito que aprender.
Quando as crianças chegam da escola, os pais perguntam:
O que você aprendeu na escola hoje?
Já imaginou se os professores perguntassem á essas mesmas crianças o que elas aprenderam em casa?
Mas afinal o que devemos aprender? Porque aprender? Ou ainda, aprender pra que?
Hitler nos ensinou que Judeus, Testemunhas de Jeová, Homossexuais, Maçons, Deficientes físicos e ciganos eram menos humanos do que sua raça “Ariana”.
Infelizmente não podemos dizer que a lição foi aprendida, pois no século vinte e um, o século do novo milênio e da globalização podemos ver sim pessoas se dividirem pela cor de sua pele, pela sua fé e pelo seu status financeiro.
Nelson Rolihlahla Mandela passou quase trinta anos de sua vida preso sob a acusação de conspiração, terrorismo e sabotagem.
Certo dia ofereceram-lhe a liberdade condicional, em troca pediram-lhe algo que jamais deveriam pedir á um homem livre. Pediram que ele abrisse mão de suas convicções e parasse de incentivar o povo a lutar pela sua liberdade e pelos seus direitos.
Nelson Rolihlahla Mandela recebeu Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos em 1989 e recebeu o premio Nobel da paz em 1993.
Ele nos ensinou que um homem que não modifica sua vida e não luta pelos seus ideais, um homem que não luta pelos seus irmãos e se ocupa dos mais fracos e menos afortunados, na verdade não nasceu não vive e sua partida desta terra, não será motivo de pranto e muito menos saudade.
Essa é mais uma lição que ainda não aprendemos.
Martin Luther King, Jr, nos lembrou dos ensinamentos de Jesus Cristo, quando disse que a violência não era o caminho e que o caminho até os direitos civis podia coexistir com o amor ao próximo.
Martin Luther King, Jr, recebeu o premio Nobel da paz em 1964, mas foi assassinado pouco tempo depois.
I Have a Dream. (Eu tenho um sonho).
Martinus Luter, ou Martinho Lutero, nos ensinou que salvação, fé e bênçãos Divinas não podem ser compradas com papeis de indulgências.
"Liberdade é a melhor de todas as coisas a ser conquistada, a verdade, lhe digo então: nunca viva com os grilhões da escravidão, meu filho".
Essas são as palavras de William Wallace, o homem que juntamente com camponeses derrotou o rei da Inglaterra Eduardo I.
Ele e seu grupo de fieis seguidores lutaram não uma ou duas vezes, mas dezenas.
William Wallace foi enforcado, estripado, castrado, teve suas entranhas queimadas ainda presas a ele, e então finalmente, foi libertado do seu sofrimento inimaginável, pela decapitação. Seu corpo foi esquartejado, e os pedaços, enviados para Newcastle upon Tyne, Berwick, Perth e Stirling. Sua cabeça foi colocada em um pique na Ponte de Londres, de modo que todos a vissem, como advertência para outros possíveis "traidores". Pouco tempo depois de sua morte, a Escócia era um país livre.
É claro que é possível encher centenas de paginas com exemplos de homens e mulheres que ajudaram a moldar o rumo de nosso mundo como o conhecemos hoje.
Mas o que desejo saber é o que temos aprendido com o mundo em que vivemos?
Será que ainda existe espaço para heróis?

“Procurar Pelo Herói” Título original (Search for the Hero) - M People

Às vezes, o rio flui, mas nada respira.
Um trem chega, mas nunca parte.
É uma vergonha
Oh a vida, como o amor que vai embora pela porta.
Sendo rico ou sendo pobre
Que vergonha!
Mas é depois, depois que a fé chega,
Para fazer você se sentir pelo menos vivo.
E é por isso que você deve continuar sonhando alto
Apenas procure por você mesmo e você irá brilhar
Você tem que procurar pelo herói dentro de você
Procurar os segredos que você esconde
Procurar pelo herói dentro de você
Até você encontrar a chave para sua vida
Nessa vida, apesar dela parecer longa e difícil.
Viva-a como você viveria um sonho
Sonhe tão alto
Apenas mantenha a chama da verdade queimando intensamente.
O tesouro perdido você deve encontrar,
Porque você e apenas você sozinho
Pode construir uma ponte através do riacho
Teça seu feitiço na rica tapeçaria da vida
Seu passaporte para um sentimento supremo.

O que a musica nos diz, é que sim existe espaço para heróis, porém essa busca deve começar dentro de nós.
A raça humana existe para andar de mãos dadas, devemos pensar de maneira sincera naquilo que desejamos para nós mesmos e para nosso próximo.
Existem asilos que precisam ser visitados.
Existem crianças em orfanatos, esperando por um amigo (a) que seja seu herói ou sua heroína enquanto ela não encontra esse herói dentro de si mesmo.
Existem políticos que precisam aprender que são meros funcionários de uma população, enquanto eu e você precisamos aprender, que um sujeito que faz promessas sobre emprego, habitação, saúde, educação e segurança, esta tentando se eleger para um cargo publico nos prometendo aquilo que já é nosso por direito, e esta na constituição Brasileira e na declaração dos direitos humanos. (Mesmo que isso não seja feito á contento).
Precisamos exigir um pouco mais, pois campanhas com desempregados que ganham uma miséria para segurar placas e faixas embaixo de sol escaldante em sinaleiros, não me convencem mais. Sujeitos que desejam votar leis e ajudar a cuidar do futuro de uma nação inteira, precisam no mínimo ter boa dicção, boa escrita e porque não um diploma?
Afinal eu e você, não podemos concorrer a cargo publico algum, se não pudermos provar que temos a escolaridade exigida para um determinado concurso.
Existem livros que precisam ser escritos.
Doenças que precisam ser curadas.
Coisas que precisam ser construídas.
Acredite de uma maneira grandiosa ou minoritária somos parte disso.
Você pode se esquivar ou fugir, mas escolha ser herói, pois pessoas fugindo de suas responsabilidades e abandonando aquilo no que já acreditaram um dia, temos aos milhares.
Esse tal aprendizado, seja lá o que você ande aprendendo deve ser bom, e é fundamental que coisas boas e valorosas sejam transmitidas as gerações futuras, por mim e por você.
O que vale realmente para mim como ponto de partida, são palavras do maior homem que já viveu neste planeta.
Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. (…) O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a sua própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei.
O Evangelho, segundo João, 13; 34 e 35; 15.
Tudo começa pelo amor e vai até onde seus sonhos e sua vontade de lutar permitirem.

P.J. S

2 comentários:

Unknown disse...

Caro PJ!!! Sim..foi um desafio, confesso, motivante! Eis que os dois cumpriram! Herói talvez eu não consiga ser, ou me ver como...mas creia, sonhar com meu ideiais, sonho até acordada! Lutar pelos direitos de uma humanidade carente de amor, olhar e palavras...é um lema que tento seguir segundo meu coração, pois sabes bem, ele me leva e eu o sigo sem pestanejar!! Amarmos ao próximo como o Cara lá em cima...eis ai, que sinto, está a minha...a tua...a nossa maior lição! Pois amar quem nos ama é mui fácil! O lance mesmo é amar àqueles que nos prejudicam....nos ferem...e são carentes de fé! Eu vejo esses " Heróis" que lutam por um ideal à cada esquina...pois existem pessoas que simplesmente com seus gestos e atitudes simplórias de um mundo melhor...se tornam heroínas de muitas amanhãs!
Obrigada por topar escrever comigo...e me proporcionar essa troca de riquezas que tivemos aqui! Quero mais!!
beijo no coração!!

Fran disse...

Oi Paulo. Obrigada por dividir seus pensamentos, suas experiencias, seus conhecimentos... Sei que diante de tanta correria e tantos compromissos você consegue tempo pra escrever. Sei também que escreve porque gosta muito, mas sei também que escreve pra gente com muito amor. Bjs