quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma Carta para Deus.


Uma Carta para Deus.

Oi pai.
Estou escrevendo para dizer que por aqui esta tudo bem, aliás, queria agradecer pela comida de ontem e pela de hoje também.
Para falar a verdade, preciso agradecer pela comida, pela saúde e pela paz de vários anos, sei que nunca fui um especialista em orações, sei que deixo a desejar em vários aspectos da vida, em alguns casos sou vilão de mim mesmo.
Sabe pai, por aqui é sempre mais fácil pedir do que agradecer pelo que possuímos ou conquistamos.
Já que essa carta será entregue em mãos, não terei medo de assumir que nunca fui muito adepto de igrejas ou religiões, sei que talvez isso dificulte um pouco as coisas, ou minha situação, mas entenda Pai, isso não é de proposito.
No fundo sei que sou um sujeito bom, meio estranho, e que vive de maneira desengonçada e as escuras, já que para viver a vida não possuímos manual.
Talvez seja assim por sua vontade, e acredite eu respeito isso. Não vou dizer que entendo afinal o Senhor saberá que estou mentindo.
Gosto do jeito que o senhor fez as coisas por aqui.
As diferenças de cores, os aromas, os sabores, pessoas com olhinhos esticados, uma natureza fantástica e uma terra que é pratica e funcional.
Você também deve estar orgulhoso daquilo que criou, as praias, as montanhas, as cachoeiras e tudo mais, até o deserto é bonito.
Você é o único cara que criou um espaço gigantesco sem absolutamente nada, e mesmo assim é digno de contemplação.
E o céu durante a noite, fala a verdade Pai, o senhor estava inspirado nesse dia não é verdade?
Às vezes me pego pensando em você, sei que sabe disso, sei também que já me perdoou por chama-lo de você. Acredite Pai, não é falta de respeito, é apenas meu jeito simples.
Aqui em baixo te deram tantos nomes, e criaram tantas regras ao teu respeito, que até te dar dinheiro virou coisa sagrada, mas não quero entrar nesse assunto, pois sei que esse assunto te aborrece.
Eu escrevi mesmo apenas pra fazer um pedido.
Fique tranquilo Pai, eu sei que vivo te pedindo coisas, mas dessa vez é algo importante.
Não sei se meu pedido é possível, mas vou pedir mesmo assim.
Sabe Pai, eu andei pensando, e você sabe como ninguém que penso demais. Pensei se você não poderia nos criar novamente?
A terra é boa e bonita, apesar de já termos destruído boa parte dela, mas o homem e a mulher já não são a tua imagem e semelhança a milhares de anos.
Sei lá, não sei como se faz essas coisas, mas você poderia dizer o nome de alguma religião ou criar uma, peço isso porque as pessoas se matam, se afastam, fazem guerras que ceifam vidas inocentes e usam teu nome para isso.
Você podia no processo de criação, explicar que somos iguais e temos os mesmos direitos, temos constituições e tratados que citam isso por aqui, mas sinceramente esses papéis não funcionam.
Você poderia colocar as pessoas que desperdiçam comida de castigo, pois enquanto alguns desperdiçam existem milhares que simplesmente não possuem o que comer.
Sabe pai, existem pessoas grandes por aqui que são iguais a crianças que tem irmãos menores, pois tudo de errado que fazem é sempre culpa de alguém.
Tudo aquilo que o senhor criou e nos deu gratuitamente, virou motivo de disputa.
A madeira, o petróleo, a agua, dizem que em alguns anos alguns recursos chegarão ao fim, e essa terra que sempre nos sustentou e proveu alimento ficará escassa.
Os especialistas, os cientistas, os estudiosos e até mesmo quem não entende do assunto diz que a culpa é nossa.
Homens de nações importantes se reúnem em locais importantes, para decidirem coisas importantes á anos, mas parece que essa tática não esta funcionando Pai.
Pelo que eu ouço falar parece que as ideias e as decisões nunca agradam a todos, e sendo assim quase nada de realmente importante é resolvido.
Sabe Pai, nossas crianças estão abandonadas, algumas jamais conheceram ou conhecerão o significado de ser criança. Muitas são maltratadas, violentadas, abandonadas ou possuem suas vidas interrompidas pela violência.
Em alguns casos Pai, essa violência parte daqueles que deveriam proteger e amar essas crianças.
Existem muitas pessoas solitárias aqui também, pessoas que se suicidam, pessoas que gastam seu tempo com criticas e ofensas, mas não ajudam a construir nada novo.
Não vou alongar essa carta mais que o necessário, pois sei que você deve estar a par disso tudo.
Aqui em baixo temos o habito de dizer que tudo faz parte de teus planos Pai.
Já me peguei pensando nisso algumas vezes, me pergunto se as coisas não são exatamente assim, porque o senhor confia que possamos reverter isso e consertar as coisas.
Talvez o senhor acredite que possamos nos amar, sem deixar margem para diferenças e conflitos tolos, talvez esse enfim seja o caminho do homem. Destruir, desamar e radicalizar, para só então aprender a construir, amar e pacificar.
Pai, se não for possível nos criar novamente eu vou entender.
Se tudo fizer parte do seu plano, eu quero fazer parte dele também.
Se o senhor me deu tudo, e me disser que é minha responsabilidade cuidar de tudo que me foi dado, e mudar o mundo a minha volta da maneira que puder juro que vou tentar.
Tentarei porque, se o senhor não puder nos criar novamente, vou entender que somos nós que devemos nos recriar, repensar, refazer para então da estaca zero, reaprender a viver.
Senhor dê-nos forças durante o dia todo até as sombras encompridarem.
A noite chegar, a agitação do mundo parar.
A febre da vida cessar, e o nosso trabalho acabar.
Então, com sua bondade, dê-nos abrigo, o sagrado descanso e paz, enfim. Amém.

“Goodnight, you princes of Maine… you kings of New England.”

P. J. S.

3 comentários:

Fran disse...

Oi amigo, tenho certeza que o Pai está muito orgulhoso de você. Sua carta diz tudo e seu modo de viver e agir mostra que você é uma parte de Deus aqui na terra. Abraços.

L. Damasio disse...

Bela Carta! Bela conversa!

Micaella disse...

Outra carta para Deus.
Pai eu agradeço por esse irmão mais velho que não tive estar aqui embaixo comigo.
Agradeço pela pessoa que ele é, e por essa vontade sem fim de ajudar todo mundo e consertar as coisas, ele conhece muitas pessoas, mas poucas pessoas na verdade o conhecem, e eu tenho o prazer de ser uma delas.
Beijo meu guardião, meu irmão, meu lindo.