domingo, 11 de outubro de 2009

Coisas que só se aprende com o tempo

Depois de um tempo, você aprende...

Depois de um tempo, você aprende que chorar faz bem. mas de cada dez lágrimas que caíram, apenas uma ou duas eram realmente necessárias.

Depois de um tempo, você aprende que todos os amores valeram a pena. Não porque foram muitos ou poucos, mas sim porque cada um deles foi fundamental, para aprender a amar, sofrer, se decepcionar, fazer loucuras pela pessoa amada, a ter fé no amor e algumas vezes até mesmo para entender que não era amor.

Depois de um tempo, você aprende que ser pai ou mãe, é muito fácil. Você apenas não entende bem o processo.
No principio acha que esta ensinando, mas na verdade esta apenas aprendendo com a pureza e o crescimento deles. Depois que eles crescem, achamos que eles vem com um chip pré programado, para limpar o quarto, fazer lição de casa, ter cuidado com maus amigos, ficar longe de drogas e falar conosco livremente, sobre tudo que queremos saber, mesmo quando não damos abertura e liberdade para isso. E é justamente ai, que é hora de ensinar.

Depois de um tempo, você aprende que felicidade plena simplesmente não existe. O que existe na verdade, são momentos fantásticos que construímos, fazemos valer a pena cada segundo, vivemos ele intensamente e depois guardamos para sempre, para recorda-los sempre que der saudade. Se você não se recorda ou sente saudade de tantos momentos quanto gostaria, então cuide-se.
A felicidade só tem esse nome, porque esses momentos são construídos com trabalho árduo de nossa parte. Se fosse simples e fácil não se chamaria felicidade e sim rotina.

Depois de um tempo, você aprende que viver com alguém por mera formalidade, filhos, dividas, pena, força do habito ou comodismo, pode aleijar sua alma e é a pior forma de solidão.
Deus te fez livre e único(a). Portanto se unir a alguém terá sempre conseqüencias, porém o principal é que seja bom, livre e espontâneo. Que seja com prazer e momentos felizes, para que a monotonia um dia não te faça perguntar: E se fosse diferente ?

Depois de um tempo, você aprende que uma boa viagem faz bem, que ares diferentes e novas paisagens revigoram a alma, mas aprenderá também que melhor que viajar, é ter sempre para onde voltar. Chamamos isso de ninho, aconchego e pode ser até mesmo aquela bagunça que você chama de casa. Depois de um tempo nem mesmo os hotéis cinco estrelas, serão tão confortáveis quanto o lugar que tem nossas digitais.

Depois de um tempo, você aprende que antes de ir até uma drogaria tentar curar seus males, é possível tentar terapias alternativas e preventivas.
Tenha sempre um bom amigo(a) ou parceiro(a), com quem possa desabafar e dividir seus segredos. Colocar medos, angustias e coisas reprimidas para fora, ajuda a curar feridas.
Seja pacifico, pessoas que perdem a calma por qualquer coisa, acabam por tabela sofrendo por qualquer coisa.
E antes que eu me esqueça, o ato de sorrir evita as rugas. É claro que elas virão um dia, mas enquanto você pode sorria, quando elas vierem diga que é seu charme e continue a sorrir.

Depois de um tempo, você aprende, ( se quiser e tiver a mente aberta ) que sua religião não é a melhor, nem mesmo a única salvadora.
Nem mesmo as religiões e cultos, que nasceram na aurora dos tempos com as grandes civilizações, podem reclamar para si este direito.
Não existem representantes absolutos da fé, nem tão pouco guardiões das chaves da salvação eterna.
Religião. ( Conjunto de práticas e princípios que regem as relações entre o homem e a divindade. ) Aurélio.
Religião. Fundamental para a lapidação de carater, fraternidade, espiritualidade e socialização do individuo.
Fundamental e indispensável, o Deus que você carrega consigo em seu coração, pois jamais soube-se de um homem que o tenha encontrado do lado de fora, sem antes te-lo achado dentro de si mesmo.

Falaremos agora sobre a vida...
Pensando bem, deixa pra lá, afinal, tudo que envolve a palavra vida...
Depois de um tempo, você aprende.


PJS






4 comentários:

Roberta Monise disse...

Texto emocionante e verdadeiro.
Em relação a relacionamento, é como diz Paulo Coelho: Para começar a viver, troque segurança por liberdade! Porque se não for amor, não vale a pena.
E em relação a religião, Deus é um só, e ele não criou religiões, templos... Estes só servem para dar o comprimido de "Missão Cumprida" aos homens.

Unknown disse...

...Aprendi que Deus está nas pequenas coisas e que o tempo pode mudar,as pessoas envelhecerem,mas o que elas tem no coração permanecerá para sempre no coração daqueles que não desistiram dos seus sonhos.
O texto nos mostra muitas coisas e nos faz refletir e enxergar o que muitas vezes esquecemos ou deixamos adormecidos com o tempo.
Abraços

Unknown disse...

aprender com o tempo e acumular conhecimento, só é valido se vc puder transcender e usar os momentos de sua vida

L. Damasio disse...

Só pra deixar claro pessoal, quem ganhou o livro aqui foi a Mariana!!!!