domingo, 5 de setembro de 2010

Prazer em conhecer.

Prazer em conhecer.

Prazer em conhecer, seja lá quem for você.
Saiba que o prazer é todo meu.
O meu nome não é tão importante, venho de um lugar qualquer e sou simples e complicado, exatamente como você.
Podemos deliberar sobre as coisas da vida, falar bobagens, imaginar que somos heróis de nos mesmos ou simplesmente ficarmos aqui olhando o horizonte, enquanto me fala sobre você.
Podemos debater sobre filosofia e tentar desvendar o mistério que envolve a existência.
Podemos tomar mais um gole e assumir que não somos tão sábios assim, não me fale sobre sua fé ou sobre suas dores, pois não acredito nessas coisas.
Pegue em minha mão, vou te mostrar que o mundo é maior que seu quarto, vou te mostrar que nem Deus e nem o Diabo são culpados de coisa alguma.
Vou te fazer poucas perguntas, mas desejo respostas sinceras.
Ouvi li e vi todo tipo de reclamações, as pessoas brincam de felicidade em seus quintais e penduram suas esperanças em varais.
Podemos fazer uma viajem de balão como Júlio Verne, podemos ler Os miseráveis, podemos contemplar Picasso, viajar pelo espaço e fazer parte do cangaço.
Como diria Zé Rodrix:

Eu vou virar a própria mesa,
Quero uivar numa nova alcateia,
Vou meter um "Marlon brando" nas ideias,
E sair por aí,
Pra ser Jesus numa moto,
Che Guevara dos acostamentos,
Bob Dylan numa antiga foto,
Cassius Clay antes dos tratamentos,
John Lennon de outras estradas,
Easy Rider, dúvida e eclipse,
São Tomé das letras apagadas,
E arcanjo Gabriel sem Apocalipse.

Podemos estender uma toalha na grama e dividir nosso lanche com as formigas, podemos cantar mais uma canção alegre antes que o vinho acabe.
Sabe meu amigo, estou ouvindo Amazing grace tocada por André Rieu, tenho a impressão que tudo fica mais belo á minha volta.
Prazer em te conhecer, sinto muito se te magoei antes mesmo que fossemos bons amigos, mas entenda você não me conhece o suficiente.
Prazer em te conhecer, espero que nos vejamos por ai na estrada.
Eu sei, eu sei, dizem que cada um escolhe seu caminho, mas eu não acredito nestas bobagens meu amigo. Eu acredito que as pessoas escolham suas profissões, acredito que escolham as cores de suas roupas, sua comida favorita, sua trilha sonora, seu conjugue, mas caminho não amigo, caminho não.
Caminho é um negócio longo demais para escolher, em alguns casos precisamos mergulhar naquilo que queremos conhecer, ou teremos uma vida inteira para julgar aquilo que verdadeiramente não conhecemos.
Caminho não se faz pela manhã e se termina á tarde, caminho se faz até a morte, e acredite nesse meio tempo você ficará confuso de vez em quando, precisará de ideias e pessoas que te mostrem uma direção.
Talvez você pense em desistir, talvez pense em mudar de caminho e pode ter certeza que isso é um direito seu dado pelo próprio Deus.
Caminho é negócio perigoso, é coisa que te faz feliz e te dá vontade de abraçar o mundo, ou pode te fazer chorar por uma noite inteira.
Não podemos ir até o supermercado mais próximo comprar quilos de novos caminhos, podemos escolher alguns sim, mas não sem pagar o preço pela sua escolha.
Venha amigo, segure minha mão atrás daquela cachoeira existe uma pedra onde podemos descansar.
Prazer em te conhecer, talvez, possamos dizer coisa agradáveis um para o outro, eu tenho bons amigos que irão te fazer uma visita á noite durante teus sonhos, eles sussurram segredos em teus ouvidos, falam sobre coisas que acontecem quando as cortinas se fecham ou quando as mascaras caem.
Prazer em te conhecer, obrigado por não agredir meus ouvidos com lamentações e porquês, obrigado por seu meu companheiro nesta estrada.
Preciso muito de você meu novo amigo, pois somos tolos e imaginamos que podemos escolher tudo e todos aqui em baixo e o que é pior, não percebemos quando somos escolhidos.
Somos egoístas, nos achamos donos das estradas que trilhamos e temos a ousadia de tentar pregar para ateus, quando na verdade falta-nos fé para nós mesmos.
Prazer em te conhecer, coma um pouco de meu alimento, compartilhe comigo este momento.
Vamos fazer um Ágape fraternal, vamos juntar nossas mãos pois meu sangue com seu sangue se tornam um sangue mais forte.
Consegue ouvir isso meu amigo?
São gaitas-de-foles proibidas tocando musicas proibidas.
Consegue ver isso meu amigo?
É o novo iluminismo chegando.
Novos livros serão escritos, novos quadros serão pintados e os livres pensadores nos mostrarão o caminho para a liberdade.
Veja meu amigo, Maximilien Robespierre esta gritando o argumento da liberdade:
"A mesma autoridade divina que ordena aos Reis serem justos, proíbe aos povos serem escravos".
Tome meu amigo, segure esta bandeira ela não tem brasão, não tem letras nem propósito de guerra, ela não tem cor e nem mesmo nome.
Nossa bandeira é branca, pois significa paz, mas também é branca para que novos desenhos, pensamentos e sonhos sejam bordados nela.
Prazer em te conhecer, agora que sei um pouco mais de ti não te julgarei, não fingirei que te conheço, sei que caminhar ao meu lado é penoso, mas aguenta firme, pois lá na frente existe um poço onde beberemos água fresca.
Alguns te dirão que sois louco, por ser meu amigo e caminhares ao meu lado, mais aguenta firme, pois depois do arco-íris existe um vale cheio de flores, as crianças brincam em um riacho, os pomares estão repletos de frutas e a grama é verde.
Prazer em te conhecer meu bom amigo, agora sabemos que podemos caminhar juntos, sabemos distinguir entre bem e mau e sabemos também que ambos são construções nossas, sabemos que fomos corajosos em chegar até aqui.
Um novo mundo nos espera, pois não morremos de medo na esquina da vida, cruzaremos o umbral do oráculo dos Delfos antes do anoitecer, descobriremos nossos medos e qualidades, conversaremos com o velho sábio e faremos perguntas sobre a vida.
Entenda que talvez os sábios afinal não saibam tudo, nesse caso ainda podemos fazer um brinde ao que temos por descobrir, pois apenas o fato de querermos descobrir antes de julgar é sinônimo de coragem e sabedoria, mas não sejamos tolos meu amigo em pensar que somos imbuídos apenas de coragem, pois eu ainda concordo com Nietzsche que disse:
"Até os mais corajosos raramente têm a coragem para aquilo que realmente sabem."
Prazer em te conhecer meu eterno amigo.
Amizade (Do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar).

P.J.S

2 comentários:

Fran disse...

Oi amigo... um dos mais belos textos que você escreveu... é a 'magia da vida' muitas vezes esquecida pela preguiça, pelo comodismo, pela rotina, pelo mundo material... O prazer é meu em conhecer uma pessoa como você... Bjs

Stive disse...

Meu grande amigo, o que dizer desse texto hein?? cada vez vc me surpreende com um texto novo e maravilhoso, mais esse em especial tem um significado muito importante pra mim
Abraço meu amigo