quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fé, Raízes, Coisas do Passado e Despedidas.

Fé, Raízes, Coisas do Passado e Despedidas.

Quando vemos uma árvore cheia de frutos, contemplamos a árvore comemos seus frutos, mas quase nunca pensamos em suas raízes.
Passaremos por esta mesma árvore centenas de vezes, veremos como seu tronco é grosso, veremos como suas folhas se renovam a cada primavera, sentiremos o cheiro de seus frutos e veremos a beleza de suas folhas e flores.
Esta mesma árvore só foi capaz de gerar frutos, nos dar sombra e beleza graças a sua profunda raiz. Raiz esta que não vemos.
Está raiz cresceu em silêncio, perfurou a terra com calma e aos poucos foi encontrando seu espaço. Assim também é com algumas pessoas que cruzam a nossa existência.
Gosto particularmente das pessoas que são como as árvores, essas pessoas mostram sua beleza e dão sua contribuição sem alarde, sem a necessidade de serem notadas e quando menos esperamos elas criam raízes em nosso peito.
É para essas pessoas que dedico minha fé e meu tempo.
É para essas pessoas que presto esta homenagem e faço esta pequena reverencia.
Essas pessoas um dia podem precisar partir, mas desejo que todas aquelas que amo partam com a convicção de que foram amadas.
Dedico minhas orações para todos que partiram para outros lugares e para aqueles que partiram dessa terra.
Sei que minhas orações são simples e pequenas, enquanto meus defeitos e pecados são grandes. Mas dedico minha fé para todos que me perdoaram e a todos que perdoei afinal beijar um amigo é muito fácil, difícil mesmo é abraçar um inimigo.
Vivemos num mundo belo, mas cheio de mazelas e tudo que desejamos é está tal paz que é gritada aos quatro ventos, tudo que desejamos é que o momento da partida para aqueles que nos são caros nunca chegue. Mas a vida que acontece com um pouco de nós e com o sabor do vento se nega á satisfazer todos os nossos caprichos.
Nossa raiz precisa ser forte, precisa ser solida, mas somos jovens de zero a cem anos que construímos nossas raízes aos poucos e de maneira lenta, e é claro não poderia ser diferente, pois a vida não é o que se vive e sim como se vive.
Existe o passado sim.
O passado que é tão útil para cientistas, professores, pesquisadores e todo ser humano que deseja aprender com ele, mas apenas aprender, pois conviver com ele não é saudável.
Existe a duvida sim.
Mas dedico este texto aos que vão partir e tiram suas duvidas sem esperar para amanhã.
Eu mesmo já parti muitas vezes, em alguns casos descobri que era apenas uma ilusão.
A partida é como a historia daquele jovem que teve um sonho.
Em seu sonho ele viu um grande tesouro enterrado em uma terra distante, e transformou a busca por este tesouro em seu objetivo de vida.
Depois de longas viagens e grandes aprendizados misturados com grandes amores e grandes decepções o jovem regressa para seu lar e descobre que o tal tesouro estava enterrado em seu quintal.
O que realmente descobri em todas as minhas partidas e regressos foi que aquilo que sempre busquei estava escondido dentro de meu peito, descobri que a inquietude e a duvida me colocavam em movimento. A inquietude pode ser algo bom, é através dela que desejamos descobrir, conhecer e melhorar algo ou á nós mesmos, já a duvida é péssima companheira.
Toda duvida merece e precisa ser passada á limpo, e é por isso que partimos, pois precisamos ver este pote cheio de tesouros e mudanças com nossos próprios olhos ou encontrar um pote vazio.
Caso depois de sua partida e sua procura seu pote esteja vazio, não se desespere, pois sempre existe um lugar para onde se pode regressar, chamamos isso de lar. Esqueça casas com cobertura, sacadas e vistas bonitas.
Lar é onde seu coração dorme tranquilo, é onde sua alma descansa é onde você não faz planos para amanhã, pois se mantem ocupado (a) demais vivendo o hoje.
Eu dedico minha fé á todos que partem, pois sei que precisam disso, caso encontrem aquilo que buscam merecem a felicidade e caso não encontrem, merecem que estejamos aqui de braços abertos esperando por eles (as).
As coisas do passado precisam morrer, as coisas boas precisam criar raízes e as despedidas são inevitáveis.
É pedir por proteção, é desejar que seu anjo vá na frente para te proteger e mostrar o caminho.
É desejar que os ventos sejam favoráveis na sua navegação.
É desejar que o amor esteja sempre presente em sua vida, mas pedir também que não se esqueça jamais do amor mais importante, que é aquele que carregamos dentro de nós. É com esse amor que construímos, é com esse amor que evoluímos e é também com esse amor que partimos.
Se tiver que partir, pode ir, vou te guardar no coração assim como guardei todas as pessoas que já se foram.
Que tipo de amor temos dentro de nós?
Qual profunda são nossas raízes?
Quantas vezes precisaremos partir?
Quantas vezes precisaremos regressar?
As necessidades de nosso povo humano são realmente imensas, tantas perguntas que só serão respondidas na hora certa, tantos momentos que só serão vividos no momento exato e nós aqui com toda essa impaciência.
O que se pode fazer é mudar a vida.
Pois enquanto não criamos raízes, enquanto não matamos o passado e enquanto não mudamos a vida a verdade é que a vida não muda.
A verdade é que às vezes precisamos partir, e temos a certeza de que a mala mais pesada que levaremos vai dentro do nosso coração, pois é lá que levaremos toda a nossa saudade, todas as nossas duvidas e todo nosso medo.
A verdade é que fé é algo mais que necessário.
A verdade é que raízes quando são arrancadas deixam marcas profundas.
A verdade é que quando não resolvemos nosso passado, ele pode nos atormentar por uma vida inteira.
A verdade é que despedidas nos fazem chorar.
Partir no dicionário significa – Viajar, retirar-se – Ir embora.
Mas significa também – Dividir em partes, quebrar – fazer em pedaços.
Talvez tenham usado estes últimos significados porque é exatamente assim que fica nosso coração, quando aqueles que amamos partem de nossas vidas.

P.J.S

3 comentários:

Unknown disse...

Paulo dessa vez vc pegou a gente em !!! Seu texto é lindo e faz muito sentido p/nós nesse momento !Foi de arrepiar!Super beijo no seu coração de suas amigas Fabiana e Jéssica

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fran disse...

Fé, Raízes, Coisas do Passado e Despedidas... o titulo diz tudo. Faz a gente viajar dentro de nós mesmos. Ah quantas lembranças, saudades, pessoas, momentos... Obrigada pelo texto. Bjs