quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Recomeçar.

Recomeçar.

Qual é a melhor maneira de se levantar depois da queda?
Qual é a melhor forma de ficar em paz consigo mesmo?
Como é que se recomeça algo?
Chegamos á esse mundo sem manual de instrução e sem direito a assistência técnica.
Nos momentos confusos da vida, nunca se encontra um guru na esquina, pronto para nos dizer aquilo que precisamos ouvir.
Na maioria dos casos, nem nós mesmos sabemos o que precisamos ouvir.
Talvez seus pais tenham se separado, e você precise recomeçar, se adaptar e seguir em frente. Mas a pergunta é: Como se faz isso?
Talvez por um milhão de motivos, seu relacionamento tenha chegado ao fim, a pergunta é, e agora?
Noite com amigos? Um bom porre? Aquela caixa de chocolate?
A ciência ainda não provou a eficácia desses métodos, mas o efeito placebo é comprovado pela voz do povo, e como a voz do povo é a voz de Deus...
Talvez você tenha perdido um ente querido, aquele melhor amigo (a) foi viver em outro estado ou país, talvez você tenha se decepcionado com algum amigo, talvez você esteja descontente com as taxas de juros praticadas pelos bancos.
Como se começa algo novo?
Como se segue em frente?
Conheço pessoas que seguiram em frente, mas sempre se perguntam se seguiram em frente da maneira certa, se estão vivendo os sonhos que sonharam á anos atrás.
E você? Quantas vezes precisou recomeçar este ano?
Sua vida é um sonho realizado de cinco, oito dez anos atrás?
Ouvi certa vez que cada dia é uma nova oportunidade e acredito sinceramente nisso, o problema é que mesmo com um novo dia às vezes não nos sentimos aptos a prosseguir no processo de recomeçar.
Seja pelo medo, pela saudade ou pelo sentimento de passar anos achando que perdemos algo, alguma coisa ou alguém.
Quem você perdeu?
Quem perdeu você?
A vida é rápida demais, a internet é banda larga, o cinema agora é 3D, estamos sempre em busca de algo e não temos tempo para pensar nestas bobagens.
Durante uma semana inteira fiz uma pesquisa que foi a seguinte:
Liguei para quase todos os números de minha agenda telefônica, visitei alguns amigos que já não vejo tanto assim, pois alguns estão casados e criando seus filhos.
Enviei um e-mail com o mesmo conteúdo para todos aqueles que não consegui contatar.
Cheguei a três conclusões importantes sobre está pesquisa rápidas.
1° – Graças a Deus eu tenho muitos e bons amigos.
2° – Caso você não faça sua parte no esforço de manter uma amizade, vai perdê-la ou vai começar a receber apenas e-mails encaminhados, daqueles que clicamos em enviar para todos e pronto está feito. Até porque nos dias de hoje parar para escrever algumas linhas para alguém que amamos é um absurdo, se alguém quiser falar comigo que crie um MSN.
3° – A terceira conclusão, no entanto foi a mais incomoda para mim.
Em pelo menos 60% por cento das respostas por e-mail, telefone ou pessoalmente, ouvi uma frase que deve estar na moda.
“Estou na correria”
Que diabos de correria é essa?
Seria a “Correria” a nova doença do século XXI?
Quando olhamos para alguém na multidão, não sabemos seu nome, não sabemos qual é sua religião, não sabemos se está pessoa é da região ou é imigrante, não sabemos quais são os sonhos que carrega consigo, enfim não sabemos absolutamente nada sobre essa pessoa, a não ser uma única coisa que não sabemos, mas podemos observar - Essa pessoa estará com pressa, estará olhando para um relógio ou estará andando em velocidade de maratona olímpica.
Alguns dirão:
Mas a vida é assim mesmo, tudo é corrido o tempo é curto, a pressão é grande Etc.
Será?
E o café da manhã com sua esposa, como fica?
E aquela tarde que você brincaria com seu filho?
E aquele amigo que você prometeu visitar qualquer hora dessas?
E aquele livro que você quer ler?
Aquela canção que você quer ouvir?
Você não está atrasado (a) para levar alguém para dançar?
E aquele vinho que você ia abrir enquanto cozinhava seu prato favorito?
As tragédias da vida nos tornam mais humildes, tudo aquilo que perdemos nos ensina á valorizar o que temos, as nossas conquistas nos ensinam que somos capazes de mais um pouco, no entanto as oportunidades que perdemos nos ensinam que existem certas coisas que simplesmente não voltam e uma dessas coisas é o tempo.
Talvez seja esse o motivo de tanta correria.
Mas caso você descida viver nesta correria, pergunte-se, se pelo menos esta correndo para o lado certo.
Pois as pessoas sensatas que conheço e estão na correria, fazem isso no fim da tarde com uma musica no ouvido e um tênis confortável nos pés.
Se a pessoa que você ama não faz parte desta correria, se a correria substitui uma boa conversa com seu filho, se sua correria dura a semana inteira e quando você faz um balaço da mesma, sente que mais correu do que construiu ou viveu, cuide-se você esta correndo sem sair do lugar.
Qual a melhor maneira de se levantar depois da queda?
Com toda certeza não é correndo.
O melhor momento da viajem não é partir e nem chegar, o melhor momento é quando estamos olhando pela janela.
A pessoa pela qual eu sempre fui apaixonado e me ensinou coisas fantásticas, andava lentamente e até seu sorriso parecia estar em câmera lenta. Eu a chamava de mãe.
Sem correria.
O bate papo mais edificante sobre carreiras e profissões que tive nos últimos meses, foi em um shopping enquanto tomava cappuccino gelado. O sujeito me falava sobre suas paixões, sobre o que faria na faculdade. Ele esta em busca de algo que junte a questão ganhar dinheiro e fazer o que gosta, ou seja, esta no caminho certo, mas decidimos esperar mais alguns anos para resolvermos esta questão, afinal ele é meu filho e tem apenas 12 anos.
Sem correria.
Talvez você ache tudo isso uma bobagem, mas acredite recomeçar é isso.
É respirar mais fundo, é dar mais valor e mais amor para aqueles que te cercam.
É viver com mais consciência e menos correria.
Talvez você tenha perdido muito, talvez você esteja correndo e vendo sua vida passar, talvez você não esteja sabendo recomeçar, mas fique tranquilo (a) ninguém por aqui sabe.
Não existem receitas prontas.
Mas parar de correr um pouco e olhar sua vida pelo lado de fora é um bom começo.
Vá tomar um sorvete, brinque de pique esconde, tome um banho de mangueira, mude as cores das paredes, saia para dançar, sorria sete vezes ao dia e não se esqueça de agradecer por mais um dia onde você pode recomeçar.
E antes que eu me esqueça.
Obrigado. Pois apesar de toda “Correria” você encontrou um tempo para ler esse texto.
Recomece antes que seja tarde demais.

P.J.S

2 comentários:

Anônimo disse...

O recomeço se dá todos os dias, quando nos levantamos da cama. Temos oportunidade de ser a diferença. De fazer a diferença. Na educação, na maneira de tratar as pessoas, de ser verdadeiro, de ser alheio as particularidades dos outros. Temos oportunidade de cuidar da própria vida. De fazer algo pra benefício próprio, que nos faça crescer, sem ser egoistas. Temos oportunidade de se amar primeiro. De ter esse grande amor dentro de si e poder compartilhá-lo. Dividir com alguém. Temos a oportunidade de fazer alguém feliz e de ser feliz por se alegrar com as conquistas do outro como se fossem nossas. E isso acontece todos os dias, nós é que trilhamos caminhos diferentes, fazemos escolhas diferentes, e ainda reclamamos quando algo dá errado. Tenha um ótimo fim de semana. Bjs.

Fran disse...

oi, que bom que sempre temos o nascer do Sol, pois cada dia é uma oportunidade pra recomeçar... bjs e parabéns pelo blog...